Bandagem Redutora Termoativa

BANDAGEM REDUTORA TERMOATIVA

A termoterapia significa terapia com calor ou frio. É a aplicação terapêutica de qualquer substância ao corpo que resulta em aumento ou diminuição da temperatura dos tecidos. O organismo humano é homeotérmico, ou seja, mantém sua temperatura entre certos limites fisiológicos. Para que seja mantida dentro destes limites, a temperatura é regulada através de mecanismos ativados pelo cérebro de aquecimento e resfriamento. Estes mecanismos quando ativados aceleram o metabolismo basal e com isso a queima de calorias favorecendo o emagrecimento e a diminuição da gordura.

Tipos: Hipertermoterapia e Crioterapia.

A Crioterapia é um tratamento estético baseado no princípio da homeostase.

Segundo ele, nosso organismo, quando exposto ao frio, queima lipídios para restituir sua temperatura. Assim, em regiões que requeiram redução localizada de gorduras, aplica-se gel ou bandagens embebidas num líquido especial que induzam a produção de ondas frias em função da evaporação dessas substâncias.

 A crioterapia é recomendada nos casos de redução de gorduras localizadas e não em casos de obesidade excessiva e generalizada. O tratamento além de não danificar a firmeza dos tecidos, provoca no organismo uma reação natural e controlada, ocasionando a redução de centímetros.

Hipertermoterapia: Significa terapia com calor. É a aplicação de qualquer substância que provoque o aumento da temperatura dos tecidos estimulando a termorregulação corporal. O sistema termostático utiliza três mecanismos importantes para reduzir o calor corporal quando há o aumento excessivo da temperatura:
Vasodilatação plena que consegue aumentar a transferência de calor para a pele em até 8 vezes;
Transpiração e evaporação de água;
Aumento da trocas metabólicas favorecendo a absorção de cosméticos.


Finalidade: O calor provoca estímulo geral do metabolismo celular com aumento da síntese protéica e da atividade enzimática com modificações da permeabilidade da membrana celular. A hipertermoterapia é indicada para redução do peso, celulite, modelação do corpo e em tratamentos corporais que requeiram o uso de calor localizado (como redução de dor em musculopatias crônicas).